quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Dia do Fico e do Dia do Astronauta

Dia do Fico
Dia do Fico comemora-se anualmente no dia 9 de janeiro. A importância do Dia do Fico para o Brasil reside na famosa frase do Dia do Fico, proferida por D. Pedro, um dos mais importantes passos no caminho para a independência do Brasil, que acabaria sendo proclamada com o grito do Ipiranga alguns meses depois.
Foi nesse dia9 de janeiro de 1822, que o príncipe regente do Brasil, D. Pedro de Alcântara, contrariou oficialmente as ordens da côrte portuguesa, e ao invés de voltar para Lisboa, como Portugal tinha exigido, decidiu ficar no Brasil.

Dia do Astronauta
O Dia do Astronauta é um dia para celebrar a importância da participação brasileira na ida ao espaço. O brasileiro Marcos Pontes, foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, após passar por oito anos de treinamento naAgência Espacial Norte-Americana (Nasa) e na Agência Espacial Russa (Roscosmos).

Origem do Dia do Astronauta
O Dia do Astronauta é comemorado no dia 08 de janeiro, em homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no ano de 2006, e a viagem de Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional (ISS)